Dehonianos
Notícias da Província
 
12.Mar - SEMINÁRIO SÃO JOSÉ 70 ANOS FORMANDO HOMENS NOVOS PARA O MUNDO NOVO!
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
SEMINÁRIO SÃO JOSÉ  70 ANOS FORMANDO HOMENS NOVOS PARA O MUNDO NOVO!

 


SEMINÁRIO SÃO JOSÉ


70 ANOS FORMANDO HOMENS NOVOS PARA O MUNDO NOVO!


 


 


A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus está presente no sul brasileiro desde julho de 1903, quando os padres Lux e Foxius, alemães, desembarcaram no porto de Paranaguá, com a finalidade de fornecer ajuda pastoral aos colonos alemães da região de Santa Catarina. Fizeram com zelo e empenho este trabalho que, aos poucos, foi aumentando e exigiu a presença de outros religiosos da congregação.


Em 04 de outubro de 1904, Dom Duarte Leopoldo e Silva, bispo diocesano de Curitiba, confia a paróquia de São Bento do Sul aos padres dehonianos. Aí começava a nossa história no planalto norte catarinense. Em 1944, a Paróquia Santo Antônio, de Rio Negrinho, é desmembrada da de São Bento do Sul e, cinco anos mais tarde, visto que o grande seminário de Corupá já não comportava sozinho a grande quantidade de seminaristas, foi inaugurado o Seminário São José, em Rio Negrinho.


Aos 11 dias de dezembro de 1948, chegava ao Seminário o futuro reitor, P. João Batista Prost, acompanhado do P. João Bücher. Alguns dias após, chega o P. Henrique Zirke, para compôr a comunidade religiosa. Aos 4 dias de janeiro de 1949, celebra-se a primeira missa na capela do Seminário.Tudo era muito simples, mas em nada os padres foram negligentes com os requisitos da liturgia romana. Não havia bancos, sineta, via-sacra, mas havia as paredes caiadas de branco e a fé daqueles padres que sabiam que, no povoado de Rio Negrinho, município de São Bento do Sul, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus dava o pontapé inicial em uma história longa, quiçá infinita.


Em 14 no mesmo mês, a imagem de São José é entronizada no seminário. No dia 27, chegam os dois primeiros alunos, os demais chegariam entre os dias 1 e 2 de fevereiro. No dia 13 de fevereiro, começam as aulas, ministradas no próprio seminário. Por fim, aos 20 dias de março de 1949, o seminário é inaugurado oficialmente.


De lá para cá, residiram nesta casa diversos seminaristas, das etapas do Seminário Menor, propedêutico e postulantado. Alguns destes hoje são religiosos, padres, bispos, como D. Wilson Tadeu Jönk, SCJ, atual arcebispo de Florianópolis.


Atualmente, no Seminário São José funcionam as etapas iniciais do processo formativo dos seminaristas de nossa Província (Província Brasil Meridional): seminário menor (ensino médio, para os que ainda não o têm) e propedêutico (para os que ingressam na congregação já tendo concluído o ensino médio). Contamos, atualmente, com 27 seminaristas, provenientes das mais diversas localidades da região sul, bem como do estado de Rondônia e também do Uruguai. Além deles, moram aqui cinco religiosos, dos quais dois são sacerdotes.


Para marcar e comemorar a data será realizada à quarta costela fogo de chão, no domingo, 17/03, iniciando com missa às 10h, presidida por D. Wilson. Posteriormente almoço e tarde festiva. 


 


 


LISTA DOS DIRETORES


 


1º João Batista Prost;


2º José Kauling;


3º Theobaldo Blume;


4º Roque Oppermann;


5º Valdir Vicentini;


6º Antônio Moretti;


7º OdiloLevinski;


8º Wilson Tadeu Jonck;


9º Luiz Antônio de Faria;


10º Eli Lobato dos Santos;


11º Donizete Queiroz;


12º Guido José Kievel;


13º Carlos Alberto Rodrigues;


14º Mário Tito Angioletti;


15º Silvano João da Costa;


16º Tarcísio Fedhauls;


17º Sérgio Luiz da Costa;


18º Luiz Antônio de Faria;


19º André Borges;


20º Zaqueu Suczeck;


21º Diego Martins.


 


Fotógrafo: Fotos Arquivo Seminário São José

Fonte: Fr. Renato V. Lima, SCJ

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.