Dehonianos
Nossas Obras
 
mysql_result($vd,0,

Paróquia São José - Corupá

Localizada na cidade de Corupá/SC, a Paróquia São José foi criada em 14 de janeiro de 1928. A sua história de fundação é ligada ao Seminário Sagrado Coração de Jesus. Os padres do seminário fundaram a Escola Apostólica em Brusque, em 1924. Por ela ter ficado pequena devido à procura por vocações, os padres do Sagrado Coração procuraram um local para a construção de mais um seminário.

Diversas opções de cidades surgiram, mas o terreno ofertado pela comunidade católica de Jaraguá do Sul foi o escolhido. Em troca, Pe. Pedro Storm, SCJ, ofereceu os serviços do Pe. Vicente Schimitz para a comunidade, que já o conhecia, pois no tempo em que era vigário de Jaraguá ele vinha com frequência até a cidade de Hansa - Humbold (Corupá) atender espiritualmente as pessoas.

No dia 19 de março de 1928, Pe. Vicente assumiu os cuidados da então Capela São José que, na época, pertencia à Paróquia Santa Emília, atual Paróquia São Sebastião de Jaraguá do Sul. E em 14 de janeiro de 1935, Dom Pio de Freitas elevou a capela ao título de paróquia passando a ser Matriz.

Ao iniciar os trabalhos paroquiais, Pe. Vicente criou e liderou os seguintes movimentos religiosos: Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Pia União das filhas de Maria e Cruzada Eucarística. Além disso, criou o “Coral de Santa Cecília”. Passados dez anos de trabalho pastoral junto a cidade, Pe. Vicente foi transferido para Brusque/SC.

Em 1949, Pe. Vicente retorna a Corupá e percebe que o espaço físico da Matriz era pequeno. Então resolve convocar uma reunião com a comunidade para construir uma nova igreja. A população concordou e a nova igreja foi construída, não mais na Av. Getúlio Vargas, mas em uma lateral. Além da falta de espaço, outro motivo que fez Pe. Vicente fazer uma nova construção foi porque em frente à antiga havia um bar e os barulhos atrapalhavam a concentração das pessoas durante as missas. A benção da pedra fundamental da nova Matriz foi realizada no dia 4 de maio de 1952 por Dom Pio de Freitas.

Em 1965, padre Vicente, com quase 80 anos, se despediu da cidade de Corupá e voltou para a Alemanha, seu país de origem. No dia 15 de maio de 1971, ele morreu na cidade de Leienkaul. Hoje a rua da paróquia carrega o nome dele como uma homenagem.

Paróquia hoje

Atualmente, a paróquia possui sete comunidades. Ao todo são 20 pastorais, movimentos e organismos que atuam na paróquia. Entre eles estão: Grupos Bíblicos de Reflexão, Catequese, Pastoral do Dízimo, Apostolado da Oração, Oficina de Oração e Vida, Pastoral Litúrgica, Consolação e Esperança, Juventude, Encontro de Casais com Cristo, Ministros, Pastoral Familiar, entre outras.

A paróquia está passando por algumas reformas, ganhou novo piso, pintura, vitrais e janelas novas, ar-condicionado e um novo altar que foi feito na Tchecoslováquia. Tudo isso está acontecendo graças à comunidade que está contribuindo com a reforma.

 
 

Copyright © 2024 Dehonianos. Todos os direitos reservados.