P. Vicente Schmitz, SCJ (1971)

☆ 02/05/1887
✚ 15/05/1971

Arquivo Provincial (APPAL)

15.05.1971 - 01:00:00 | 2 minutos de leitura

P. Vicente Schmitz, SCJ (1971)

P. Vicente Schmitz, SCJ, nasceu em Steinebrück / Winterspelt – Renânia-Palatinado (Alemanha), na data de 2 de maio de 1887. Professou os votos de castidade, pobreza e obediência no dia 25 de setembro de 1910, em Sittard (Holanda). Sua ordenação sacerdotal ocorreu em Luxemburgo (Capital), na data de 21 de março de 1915. Em 1919, P. Vicente Schmitz chegava no Brasil. Foi nomeado vigário paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Joinville. De 1920 a 1925, atuou como vigário paroquial da Paróquia Santa Emília (mais tarde São Sebastião) no então Distrito de Jaraguá (mais tarde Jaraguá do Sul/SC). Em março de 1925, seguiu para Rio Fortuna (SC). Na data de 19 de março de 1928 assumiu os cuidados pastorais da então Capela São José, de Hansa-Humboldt (posteriormente denominada como Corupá/SC), sendo o primeiro pároco. Foi também professor no Seminário Sagrado Coração de Jesus.

De 1938 a 1949 foi pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, de Brusque (SC). Em março de 1949, P.. Vicente retornou à Paróquia São José, de Corupá, onde idealizou e liderou a construção da nova e atual Igreja Matriz São José, bem como de várias capelas.

Em 1965 retornou definitivamente à Alemanha, vivendo os últimos seis anos de sua vida no Convento de Maria Martental, em Leienkaul. Porém, mesmo distante, seu pensamento permanecia ligado ao Brasil, sobretudo a Corupá. Faleceu no dia 15 de maio de 1971, sendo sepultado no cemitério do Convento Maria Martental.

Fonte: Arquivo Provincial Padre Lux (APPAL)
Mais Arquivo Provincial (APPAL)