Somos do favorite

P. Dehon

Deus não sabe o que fazer com o nosso saber
e com as nossas obras se nelas não estiver
o nosso coração.
Somos a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, também conhecidos como Dehonianos, fundada pelo Venerável Padre João Leão Dehon, na cidade de Saint-Quentin, na França, em 28 de junho, de 1878. Vivemos nossa consagração religiosa na vida comunitária, através da profissão do votos de castidade, pobreza e obediência.    
Buscamos viver o carisma do amor e da reparação em nosso serviço apostólico. Trabalhamos em paróquias, seminários, colégios, faculdades, missões ad gentes, obras sociais, contribuindo efetivamente na evangelização nas Igrejas Locais e na Igreja Universal. 
Nossa dimensão apostólica nasce e cresce na contemplação do lado transpassado do Salvador, isto é, seu Coração Sagrado, aberto de amor por nós na cruz. Ademais, conjuga-se ao nosso trabalho evangelizador a Adoração Reparadora, como um autêntico serviço à Igreja.
Todos os nossos atos religiosos, visam a glória de Deus: na ardente devoção ao Sagrado Coração; na imitação das suas virtudes, pela própria santificação; e na difusão deste amor pela salvação das almas
Tudo por vosso amor, ó Coração de Jesus! 
Bora ser um dehoniano?
Encontro Vocacional Dehoniano | SC
11 e 12 de ABRIL | Rio Negrinho-SC
Vocacionais
Vocacional Rôndonia
Em 2026, estão previstos dois encontros vocacionais dehonianos em Rondônia:

Vocacional Santa Catarina e Paraná
Em 2026, estão previstos três encontros vocacionais dehonianos em Santa Catarina:

- 11 e 12 de ABRIL - Rio Negrinho (SC);
- 17 a 19 de JULHO - Corupá (SC);
- 16 a 18 de OUTUBRO - Rio Negrinho (SC);

Podem participar do encontro jovens de 14 a 30 anos.
Próximo do encontro será aberta a inscrição para a participação.
Vocacional Rio Grande do Sul
Em 2026, está previsto um encontro vocacional dehoniano no Rio Grande do Sul:
strategyNosso Itinerário Formativo
  • 1. Acompanhamento Vocacional
    O acompanhamento vocacional consiste em um mútuo conhecimento. A Congregação conhece o vocacionado e o vocacionado conhece a Congregação. Juntos, vocacionado e Congregação, se põem à escuta da voz de Deus, na busca de identificar qual é a Sua vontade. Não se trata de simplesmente sondar qual é a vontade do vocacionado ou da Congregação, mas acolher e aceitar os sinais que Deus sutilmente lhes dá. É a etapa do discernimento, com conversas online, telefonemas, participação nos encontros vocacionais e visitas à família do vocacionado. De forma dinâmica, cada coisa acontece a seu tempo.
  • 2. Seminário Menor e Propedêutico
    Vivido o processo de acompanhamento vocacional, o vocacionado é convidado a dizer o seu primeiro “sim”. Hoje nossa província acolhe candidatos ao Seminário Menor (ensino médio) e também ao Propedêutico (aqueles que já concluíram o ensino médio). Esta primeira etapa da formação inicial é o momento em que são lançados os alicerces para o caminho que o vocacionado vai percorrer. Todos os seminaristas têm formações internas, que visam oferecer ferramentas para o autoconhecimento.
    Rio Negrinho-SC

    Seminário São José

  • 3. Discipulado
    A etapa do Discipulado também é conhecida como a etapa da filosofia. Supõe-se que o seminarista, com base no que aprendeu na etapa anterior, já tenha maior convicção de sua opção por Jesus e disposição em assumir a “disciplina” de um discípulo. Os conhecimentos filosóficos ajudam o seminarista a conhecer-se, a pôr-se em contato com as mais diferentes linhas de pensamento e a madurar a sua fé.
    Brusque-SC

    Convento Sagrado Coração de Jesus

  • 4. Postulantado
    Postular significa pedir. Depois das etapas precedentes, com base em tudo o que o seminarista viveu e conheceu da Congregação, agora pedirá oficialmente ingresso em nosso instituto. O Postulantado tem o período de um ano sendo fortemente marcado pelo autoconhecimento. O postulante vive nesta etapa um processo de conhecer com maior propriedade a congregação, a vida do fundador, os aspectos próprios que caracterizam nosso “ser Dehoniano”.
  • 5. Noviciado
    O noviciado tem a duração canônica de um ano e é um período decisivo da formação. As formações no noviciado englobam a história da vida religiosa, a teologia dos votos, o estudo da Regra de Vida e do Diretório Espiritual. Assistidos por um mestre, os noviços vivem com intensidade a busca por configurar-se ao Mestre, Cristo Jesus, encontrando as motivações necessárias para professar os votos e aderirem a Cristo. Após um ano, professa seus primeiros votos de pobreza, obediência e castidade, tornando-se um religioso do Coração de Jesus.
    Jaraguá do Sul-SC

    Noviciado Nossa Senhora de Fátima

  • 6. Tirocínio
    O Tirocínio é um período de experiência de vida comunitária e de ação pastoral. O neoprofesso, o novo religioso do Coração de Jesus, vai para uma comunidade da Congregação e aí é convidado a ser sinal do amor de Deus. Neste período, o professo de votos temporários - a quem chamamos “Frater" - sai da estrutura de uma casa de formação e vai viver sua formação aplicando o já aprendido na missão que Deus lhe confia. O Tirocínio tem a duração de dois anos.
  • 7. Configuração
    A Teologia, também conhecida como etapa configurativa, é a etapa na qual o religioso põe-se em contato com o pensamento teológico. Deve conciliar com a vida de estudos a sua opção por Jesus, configurando-se a Ele. É o tempo de preparar-se também para a recepção dos ministérios, da profissão perpétua e, no caso dos que aspiram ao sacerdócio ministerial, da ordenação presbiteral. Aos que aspiram à vida religiosa, concluem igualmente a Teologia e fazem sua profissão perpétua, tornando-se um Irmão do Coração de Jesus.
  • 8. Formação Permanente
    A formação inicial se encerra no momento da profissão perpétua. Desde a profissão perpétua, o religioso vive uma etapa ainda mais longa, dado que nunca tem fim: a formação permanente. Considerando que “formar-se” significa “dar forma”, o religioso, que nunca está totalmente acabado, continua seu processo formativo na escola do Coração de Jesus. A formação permanente visa cultivar nos religiosos esse sentimento de atualização, de conhecer as novidades da Igreja e do Mundo.
churchVida Consagrada

Somos religiosos consagrados, vivendo com radicalidade as promessas do Batismo como sinal no mundo. Seguimos nossa Regra de Vida, com votos de Castidade, Pobreza e Obediência

Em um mundo de libertinagem, somos castos; de ganância, somos pobres; de egoísmo, somos obedientes. 

 

Isso é possível pelo esforço, assistido pela graça de Deus. 

Apaixonados por Cristo, dedicamos nossas vidas para nos assemelharmos mais a Ele, amando e vivendo como Ele. No amor infinito de Deus, encontramos um tesouro incomparável.

 

O Coração de Jesus é nossa maior inspiração. Nele encontramos um propósito de vida e o sentido para nossa existência. O Coração que amou até o fim é a nossa medida de amar. Por isso somos DEHONIANOS: como o fundador de nossa família religiosa, P. Dehon, queremos fazer do amor a nossa profecia e o nosso serviço para o mundo.

 

Então, se seu coração palpita nesse ritmo, pode ter a certeza de que nossa Congregação está de braços abertos para acolher você e ajudá-lo neste processo de discernimento da sua vocação.

Confira nosso Itinerário Formativo e inicie seu acompanhamento conosco.




O amor de Deus torna grande o coração do homem.

Pe. Dehon

Secretariado Vocacional - Dehonianos Brasil

Estamos espalhados por todo o Brasil, levando o amor do Coração de Jesus!
Venha fazer uma experiência conosco, entre em contato com o secretariado mais próximo

TocantinsTOBahiaBASergipeSEPernambucoPEAlagoasALRio Grande do NorteRNCearáCEPiauíPIMaranhãoMAAmapáAPParáPARoraimaRRAmazonasAMAcreACRondôniaROMato GrossoMTMato Grosso do SulMSGoiásGOParanáPRSanta CatarinaSCRio Grande do SulRSSão PauloSPMinas GeraisMGRio de JaneiroRJEspírito SantoESDistrito FederalDFParaíbaPB
#SouDehoniano
  • Davi Ruah Custodio

    Schroeder-SC | Discipulado

    Davi Ruah Custodio

    Ser Dehoniano, é uma entrega total de si mesmo, um abandono total de sua própria vontade!

    Ser Dehoniano, é uma entrega total de si mesmo, um abandono total de sua própria vontade, de seu próprio querer. É estar disposto a se lançar nos braços de Deus sem mesmo saber para onde Ele te levará. É acordar cada manhã com alegria e disponibilidade para servir os irmãos e aos mais pobres. Ser Dehoniano, é oferecer-se como uma oferta viva, buscando amar e reparar o Coração d'Aquele que tanto nos amou!
  • Wesley Charles Batschauer

    Brusque-SC | Discipulado

    Wesley Charles Batschauer

    Ser Dehoniano é fazer a experiência de se lançar no amor de Deus!

    Para mim ser Dehoniano é fazer a experiência de se lançar no amor de Deus. Amor que me promete cuidados, que são aplicados à medida em que eu me abandono em Sua vontade, vontade essa que me questiona, desinstala e me convida a participar de um caminho de amor e reparação, reparação do meu coração no Coração Dele.
  • José Rodrigo Voss

    Brusque-SC | Discipulado

    José Rodrigo Voss

    Ser Dehoniano é buscar ter o coração parecido com o Coração de Cristo!

    Ser Dehoniano é buscar a cada dia ter o coração um pouco mais parecido com o Coração de Cristo, na humildade, na mansidão, na disponibilidade e em amar ao próximo. Sempre me encanta em um Dehoniano o seu olhar, o modo como tenta sempre tornar o mundo um pouco melhor e a sua acolhida, fazendo com que em qualquer lugar em que nos encontramos nos sintamos em casa!
  • Júlio César

    Brusque-SC | Discipulado

    Júlio César

    Encontrei no Seu Sagrado Coração o caminho para seguir minha vocação!

    Escolhi ser Dehoniano para responder prontamente ao chamado de ir ao encontro do povo, na vida fraterna e onde Deus me convida a estar. Deus insiste em repetir em nossa vida o chamado para segui-Lo. Encontrei no Seu Sagrado Coração, através da oblação e reparação, o caminho para seguir minha vocação e ser apoio para aqueles que precisam encontrar abrigo e descanso ao carregar suas cruzes.
  • Filipe José Potter

    Itajaí-SC | Noviciado

    Filipe José Potter

    Ser Dehoniano é experimentar as inúmeras riquezas do amor do Coração de Jesus!

    Para mim, ser Dehoniano é experimentar, tendo Padre Dehon como pai e guia espiritual e Maria Santíssima e São José como modelos e intercessores, as inúmeras riquezas do amor do Coração transpassado de Jesus e partilhá-las aos demais. Em suma, ser Dehoniano é seguir a herança espiritual deixada por Padre Dehon, tendo sempre o Coração de Jesus como início e fim de todo o apostolado.
  • Fr. Cristiano Schneider

    São Bento do Sul | Tirocínio

    Fr. Cristiano Schneider

    Ser Dehoniano é alegrar-se no Senhor!

    O amor Dehoniano é o amor que se doa no e pelo Coração transpassado, no lado aberto, do qual brotou minha vocação. Na vida Dehoniana encontrei a graça de poder proclamar "Meu é Teu Coração", de amar e reparar na doação diária da vida em comunidade. Ser Dehoniano é "alegrar-se no Senhor, repito, alegrar-se no Senhor" (Fl 4,4). O sacrifício me leva cada vez mais perto de atender ao chamado de "Amar o Senhor de todo o meu coração" (Mc 12,30), por isso, assim como Padre Dehon, a cruz se torna motivo de Santa Alegria.
  • Fr. Geovan Luiz Alberton

    Ipumirim-SC | Tirocínio

    Fr. Geovan Luiz Alberton

    Viver na intimidade do Coração é viver no amor!

    O que me fez querer ser um dehoniano foi desejar ser mais íntimo do Coração de Jesus. Viver na intimidade do Coração é viver no amor (cf. Ef 5,2). Viver nesse amor que jorra do Coração de Cristo nos impulsiona à missão de torná-lo mais conhecido e amado. Essa é a missão de um dehoniano: mostrar ao mundo o amor do Coração de Jesus!
  • Fr. Artur Hang, SCJ

    Joinville-SC | Tirocínio

    Fr. Artur Hang, SCJ

    Ser Dehoniano é estar na escola do Coração de Jesus!

    Ser Dehoniano é estar na escola do Coração de Jesus! Todos os dias tenho algo a aprender diante dos mistérios do coração. Diante desse amor, nada posso fazer e tudo tenho a fazer. O amor de Cristo nos impulsiona a servir, a trabalhar, pois cada dia é necessário mergulhar na mística do Coração para transbordar esse mesmo amor. Ele nos dá seu Coração, para amá-lo, repará-lo e transmiti-lo aos outros e, assim, instaurar o Reino do Sagrado Coração de Jesus!
  • Fr. Erik Patrik Fantini, SCJ

    Brusque-SC | Configuração

    Fr. Erik Patrik Fantini, SCJ

    Ser Dehoniano é ter um coração aberto para a missão!

    Ser Dehoniano é ter um coração aberto para a missão do Reino do Coração de Jesus. O Dehoniano deve ter em seu coração o ensinamento da Santíssima Virgem e prontamente repetir o Fiat que ela deu para servir e se doar na evangelização tornando o Coração de Jesus conhecido e amado no mundo inteiro.
  • Fr. Djonatan Engelmann, SCJ

    Guaramirim-SC | Configuração

    Fr. Djonatan Engelmann, SCJ

    Ser Dehoniano é ser presença, se colocar à serviço do reino do Coração de Jesus!

    Ser Dehoniano é ser presença, se colocar à serviço do reino do Coração de Jesus, doando-se ao próximo. É ter a hospitalidade de Marta e a serenidade de Maria para acolher o bom Mestre que se figura no outro. É dispor os dons recebidos para o bem da comunidade, do próximo! É comprometer-se com o bem-comum. É renovar o sim diariamente através da doação, do compromisso e da disponibilidade. Ser dehoniano é construir o céu aqui na terra!
  • Fr. Honaycon Gonçalves, SCJ

    São João Batista-SC | Configuração

    Fr. Honaycon Gonçalves, SCJ

    Ser Dehoniano é ser uma oblação viva de amor e de reparação ao Coração de Jesus

    Ser Dehoniano é ser uma oblação viva de amor e de reparação ao Coração de Jesus, que é a graça do tempo presente e do futuro. Oferecemo-nos ao Coração de Cristo como vítimas da sua santa vontade e sempre em união com Santíssima Virgem Maria e a partir do Carisma infundido no coração do nosso pai fundador Padre Dehon.
  • Diácono Leonardo Jacomelli, SCJ

    Ituporanga-SC | Configuração

    Diácono Leonardo Jacomelli, SCJ

    Ser dehoniano é viver como São João, íntimo do Coração de Jesus!

    “Deus é amor e quem ama permanece no amor e Deus permanece nele. (1Jo 4,16). Ser dehoniano é viver como São João, íntimo do Coração de Jesus. É viver e fazer o ordinário da vida, em espírito de amor e reparação, cooperando, desta forma na Implantação do Reino do Coração de Jesus nas almas e na sociedade.
Saber mais sobre ser padre
Usaremos os seus dados para fazer contato e passar mais informações.
  .